Discussões à Esquerda
Recentemente, nos blogues Vias de Facto e Passa a Palavra, têm
surgido vários textos críticos em relação à possibilidade de abandonar o Euro (exemplos mais recentes aqui e aqui).
Confesso que, tal como o Pedro Viana, acho esta sequência de textos extraordinária
(no pior sentido da palavra).
Enfim, creio que bastaria observar casos recentes do tal “calote” que
tanto parece incomodar os autores (Argentina, Ecuador, Islândia) para perceber
que o apocalipse não se abateu sobre eles (e, já agora, que o seu sistema
judicial continuou a funcionar, ao invés do caos que eles prevêem). E isto deveria ser suficiente para fazer os
autores, no mínimo, considerar a hipótese de que podem estar claramente errados sobre algumas das proclamações categóricas que efectuam e
em que não se distinguem de um qualquer João Duque ou Medina Carreira (ou
qualquer outra das habituais vozes do regime que inundam a comunicação social) – e,
novamente, tais companhias talvez devessem ser suficientes para repensarem o
nível de certezas com que se apresentam.
Depois, há afirmações que simplesmente não se compreendem ou que dependem de pressupostos facilmente criticáveis:
“uma moeda fraca facilitaria as exportações, que sairiam mais
baratas para o estrangeiro. Todavia, (…) 75% das exportações portuguesas se
dirigiram para a União Europeia e 51% foram absorvidas pela Espanha, a Alemanha
e a França (50% em 2011), isto significa que o país se isolaria monetariamente
do seu principal mercado.”
Presumo que a única forma de entender isto seja a de que uma saída de
Portugal da zona euro provocaria o colapso de todos os outros países, de tal
forma que isso afundaria as exportações. Ora, isto é meramente um pressuposto,
e não é especialmente solido, particularmente se a saída fosse gerida e
prevista, ao invés de ser desordenada (como corre o risco de vir a ser, tanto
em Portugal como na Grécia). Ora, falhando o pressuposto da ruína absoluta dos
nossos parceiros comerciais europeus (ou considerando simplesmente que a
desvalorização do escudo face ao euro ou a outras moedas reintroduzidas seria
suficiente para compensar qualquer abrandamento nesses países), torna-se
evidente que as exportações poderiam efectivamente aumentar.
Sobre a questão da dívida, os autores parecem também esquecer-se de
dois pormenores:
1) A falta de acesso aos mercados internacionais
não implica que o Estado Português não pudesse contrair dívida (basta,
novamente, considerar que a Argentina teve deficits depois de 2002 e conseguiu
financia-los – por exemplo, através de acordos bilaterais com outros países).
2) Por outro lado, a melhoria que estaria
subjacente a uma recuperação da economia em que a variável de ajustamento passasse
a ser a taxa de câmbio (e não a descida dos salários e o aumento do desemprego,
genericamente designados como “desvalorização interna”) poderia implicar que, dado
o aumento da actividade económica e a diminuição do desemprego, as receitas de
impostos tenderiam a aumentar, o que poderia resolver por si só a questão da
necessidade de financiamento do estado. Numa economia que se encontra tão
abaixo do potencial, e com uma vasta proporção de “recursos” não utilizados,
como é necessariamente o caso de Portugal, com uma taxa de desemprego muito
elevada, tal cenário não deveria ser impossível.
Adicionalmente, um esclarecimento: tal como os autores do texto no
Passa a Palavra, também eu gostaria que a solução para a crise fosse feita no âmbito da UE e da Zona Euro. Mas, tendo em conta o grau de improbabilidade de
que as necessárias mudanças na arquitectura da Zona Euro sejam aplicadas
(orçamento federal digno do nome, rejeição de politicas pró-cíclicas, etc.), e
tendo em conta a falta de progresso evidenciada nos últimos anos, tenho
dificuldades em ver o que é que qualquer pais europeu ganha em manter-se neste
colete de forcas. A isto há ainda que adicionar que, na ausência de mudanças
relevantes na Zona Euro (ZE), e considerando que eventualmente a crise será
ultrapassada (como é óbvio, todas as crises passam), duas consequências
adicionais poderiam resultar:
1) A estratégia de austeridade/desvalorização
interna poderia sair vindicada, e poderíamos facilmente contar com tentativas
de reescrever a historia – não será difícil de imaginar discursos oficiais a
apontar para o “sucesso” da receita austeritária e de como ela permitiu a saída
da crise.
2) Decorrente de 1), futuras crises, novamente
causadas por choques assimétricos na ZE, voltariam a gerar o mesmo tipo de
politicas e, previsivelmente, a ter o mesmo resultado (crise profunda e perfeitamente
evitável, tal como o sofrimento humano associado, em vários países).
Por fim, causa-me estranheza, que neste e noutros textos no Passa a
Palavra (do João Valente Aguiar, do João Bernardo, ou de outros), se continue a
atribuir à intenção de sair da ZE um ímpeto nacionalista/isolacionista, como
a primeira tivesse necessariamente de implicar a segunda.
sp
P.S. Obviamente, estou a usar um teclado sem acentos. Assim que puder, corrijo o texto.
P.S. II Texto corrigido. Entretanto, a discussão continua, quer na caixa de comentários deste post, quer num novo texto do Pedro Viana.
P.S. II Texto corrigido. Entretanto, a discussão continua, quer na caixa de comentários deste post, quer num novo texto do Pedro Viana.
Labels: austeridade, Esquerda, Euro









2 Comments:
Muito bom post, Sérgio.
Obrigado, João!
Post a Comment
<< Home